Melhoria contínua
Um negócio construído sobre qualidade, fluxo de trabalho pré-impressão automatizado e otimização constante.
Schmidt Digitaldruck GmbH é uma gráfica sediada em Wörth a.d. Isar, Alemanha. A empresa é dedicada ao seu processo contínuo de melhoria e colhe sucesso como resultado: a equipe mantém clientes B2B e desenvolve simultaneamente sua presença no mercado de consumidores finais (B2C). Impulsionando esse progresso está um trio de impressoras planas, juntamente com um foco aguçado na qualidade e em processos automatizados.
Schmidt Digitaldruck GmbH © Digitaldruckfabrik
Em um canto está a Heidelberg antiga - um lembrete das origens da empresa. Stefan Schmidt cresceu no ambiente analógico da gráfica offset de seu pai e é ele próprio um tecnólogo gráfico treinado. Agora ele administra a empresa e a digitalizou completamente. "Imprimimos sob demanda para clientes B2B e consumidores finais". Os processos são em grande parte automatizados, com impressão digital sendo usada na produção. Os pedidos chegam através de quatro portais online: foto.online, digitaldruck-fabrik.de, fotobutler.de e schilderdrucken.de. O lado B2C do negócio - oferecendo arte de parede de alta qualidade e impressões de fotos em pé - é relativamente novo, tendo ganhado momentum durante os anos de pandemia de 2020 e 2021.
Fluxo de trabalho automatizado
O fluxo de trabalho pré-impressão na Schmidt Digitaldruck GmbH é totalmente automatizado. Quando um cliente faz um pedido em um dos portais, um sistema baseado em regras começa a trabalhar nos bastidores: "Os dados são verificados, corrigidos e encaminhados para processamento adicional - tudo sem intervenção manual", explica Stefan Schmidt. O RIP inclui até lógica que determina qual impressora plana usar para produção e depois envia os dados conforme necessário. "Tudo o que o operador precisa fazer é trabalhar com a pasta diária, sem preocupações com pré-impressão", diz Schmidt com um sorriso.
Sem armazenamento
Cada pedido recebido também desencadeia um processo de pedido automatizado com os fornecedores de materiais. "Não temos espaço suficiente para armazenar placas", é a explicação direta. Em vez disso, um caminhão de entrega chega todos os dias com uma carga de placas pré-cortadas e codificadas. Dependendo dos requisitos do pedido, elas podem ter furos de perfuração ou bordas arredondadas. Stefan Schmidt aponta para o código de identificação em uma placa: "Assim é como o operador associa o substrato a um trabalho de impressão específico". Parte do processo padronizado é uma coleção claramente definida de materiais: painéis compostos de alumínio convencionais ou tipos com acabamento dourado, prateado, antracite ou rosé; vidro acrílico, espuma rígida e placa de plástico corrugado; papelão e placa de favo de mel.
Padrão e Fine-art
"Básicamente classificamos nossa produção em padrão e Fine art", diz Marco Stuhlfarth. Ele trabalha no desenvolvimento de produtos e processos e está bem ciente da crescente demanda por produções de Fine art. "Graças a Nyala 4, podemos oferecer aos clientes neste segmento prazos de entrega mais curtos e preços mais baixos", diz ele feliz. O Nyala 4 opera com a mais recente tecnologia de cabeças de impressão. A impressora plana atinge uma resolução máxima de 1350 dpi e é excepcionalmente produtiva, mesmo em modos de qualidade. Stefan Schmidt confirma isso: o tempo gasto para imprimir nossos produtos de arte fina foi reduzido em um terço."
Processo de melhoria contínua
A Schmidt Digitaldruck foi uma usuária beta da impressora plana swissQprint de quarta geração, lançada oficialmente no outono de 2021. Eles haviam instalado recentemente uma Nyala 3 em 2019. "A Nyala 4 nos deu a oportunidade de elevar ainda mais nossa qualidade de impressão", explica Stefan Schmidt. Mesmo antes da pandemia, a equipe havia começado a oferecer produtos de foto e arte fina para clientes particulares. "A curva de aprendizado foi íngreme e ainda está em andamento", diz Schmidt. "Cada feedback ou reclamação é uma oportunidade bem-vinda para otimização." Ele observa como os clientes esperam mais do que nunca uma qualidade sem compromissos, um aspecto que os principais fornecedores estão cada vez mais negligenciando. "Aqui é exatamente onde está nossa força."
Um produto fotográfico em particular explora todas as vantagens da impressora plana Nyala 4. Uma foto é impressa com uma camada de fundo branca em acrílico preto, e uma camada de verniz impressa ao redor simula uma superfície sulcada. "Para este disco de vinil de imitação personalizado, confiamos no branco excepcionalmente opaco da Nyala e em sua resolução de arte fina máxima", diz Marco Stuhlfarth. A embalagem de papelão estilizada originalmente - que dispensa cola e plástico - é impressa em uma impressora plana swissQprint de primeira geração: uma Impala que tem prestado serviço fiel desde 2014.
Clientela de sinalização
Os clientes B2B apreciam a consistência nos materiais e os níveis de qualidade confiáveis que recebem da Schmidt Digitaldruck. Stefan Schmidt afirma: "Boa qualidade de impressão e confiabilidade mantêm os clientes a bordo." Sem dúvida, também contribui para a retenção de clientes o suporte individualizado com problemas pré-impressão que eles ocasionalmente encontram. Marco Stuhlfahrt menciona cores especiais e impressões multicamadas. "Ambos são nosso dia a dia". O fato de a empresa atender 14.000 clientes B2B na região DACH fala volumes. A possibilidade de alcançar resultados de alta qualidade ou usar efeitos de verniz impresso está dando novas ideias a esses clientes - geralmente agências e empresas de tecnologia de publicidade. E está chamando a atenção de fotógrafos em busca de um fornecedor independente.
Um parceiro silencioso com altos padrões de qualidade
Para citar suas próprias palavras, a equipe de 40 pessoas basicamente age como um 'parceiro silencioso' nos bastidores. "Os clientes finais não percebem nosso papel como subcontratados", explica Stefan Schmidt, "porque enviamos tais produções em embalagens simples". Mas o que a Schmidt Digitaldruck GmbH realiza e como a empresa está organizada vale muito a pena ver. No entanto, descansar sobre os louros vai contra a cultura da empresa. "Nosso objetivo é melhorar constantemente a qualidade do produto e continuar avançando com a automação", conclui Stefan Schmidt.
Empresa
Schmidt Digitaldruck GmbH, Alemanha
Website
Segmento
Comunicação Visual e produtos fotográficos
Ano de abertura
1981
Número de funcionários
40
Equipamentos
Impala / Nyala 3 / Nyala 4
Referências
Agências, empresas de marca, tecnologia publicitária: pontos de venda (PDV), placas publicitárias, placas de identificação da empresa, sinalização de trilhas para caminhadas, números de casa, publicidade no perímetro do estádio, mídia corporativa, etc.
Comércio varejista: pontos de venda (PDV) e elementos para campanhas sazonais
Fotógrafos: impressões de fotos em painéis compostos de alumínio ou atrás de vidro acrílico, impressões para galerias
Indivíduos particulares: produtos fotográficos personalizados